Blog

Acompanhe nossas novidades e dicas de saúde.

Etapas e efeitos colaterais da Radioterapia

jan 28, 2021 | Tratamentos

Vimos no texto “Radioterapia nos tumores de Cabeça e Pescoço” que este tratamento tem como objetivo destruir as células tumorais. E que, normalmente, nos casos de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, as sessões são diárias. 

No geral, as sessões de radioterapia são realizadas de segunda a sexta-feira, por seis a sete semanas. Em média, cada sessão de radioterapia dura vinte minutos. 

Abaixo, veremos o passo a passo elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para cada etapa do tratamento e os principais efeitos colaterais da radioterapia.

1° Etapa – Consulta Médica

Uma vez identificado o câncer e definida a realização da radioterapia, você será encaminhado para um médico especialista na área: o Radio-oncologista.

Nessa primeira consulta, o profissional irá examiná-lo e realizará uma série de perguntas sobre o seu estado e histórico de saúde: a anamnese. Caso necessário, o Médico Radio-oncologista também poderá solicitar exames específicos.

Após a conclusão dos exames, o Médico Radio-oncologista irá definir o tipo e a duração da sua radioterapia.

2° Etapa – Planejando o tratamento 

Para que o tratamento seja preciso e afete a menor quantidade possível de células saudáveis, é necessário planejamento. Assim, nessa fase, com o auxílio de equipamentos simuladores ou tomógrafos, o Médico Radio-oncologista delimita a área a ser tratada. 

O que ajuda também a reduzir os efeitos colaterais da radioterapia.

Para isso, a sua pele poderá ser marcada com tinta vermelha. E essa marcação não deve ser removida até o fim da radioterapia.

Outro recurso utilizado para delimitar a área a ser tratada são os moldes de plástico. No caso dos tumores de cabeça e pescoço, podem ser utilizadas máscaras. Isso ajuda a manter a região na mesma posição durante as sessões.

Nos casos em que são utilizados moldes de plástico e máscaras, as marcações são feitas nestes utensílios, e não na pele.

3º Etapa – Física Médica

Nessa etapa da radioterapia, todas as informações do paciente, que foram levantadas e organizadas nas etapas anteriores, são encaminhadas para a equipe da Física Médica. Assim, são realizados os cálculos para garantir que você irá receber exatamente a dose prescrita.

Além do tratamento individualizado, os profissionais da Física Médica também são responsáveis pela manutenção dos equipamentos utilizados na radioterapia.

4° Etapa – Sessões de Radioterapia

Antes de realizar as sessões para aplicação da radioterapia, você será informado sobre:

  • O dia e a hora da aplicação;
  • O local e o nome do aparelho no qual será tratado;
  • O nome do seu médico responsável.

No dia e hora da aplicação, um técnico em radioterapia deverá recebê-lo e você será encaminhado para a sala com o seu aparelho especificado.

E você não precisa ter medo. Durante a aplicação da radioterapia, você estará sozinho na sala, sobre a mesa de tratamento. No entanto, um profissional responsável estará acompanhando tudo de perto, na sala ao lado, através de um monitor.

Durante a aplicação, o paciente deve ficar deitado sob o aparelho. A radiação estará direcionada para o traçado sobre sua pele ou máscara, em uma posição determinada pelo técnico. Assim, é importante que o paciente fique imóvel durante o tempo determinado, para que a radiação não ultrapasse os limites da área marcada.

Os moldes e máscaras de plástico utilizados durante a radioterapia são guardados na sala do aparelho, para serem usados por você durante as sessões.

Lembre-se: Você não deve faltar nenhuma sessão, para não prejudicar o seu tratamento.

Efeitos colaterais da radioterapia

Cada pessoa possui características próprias e estados de saúde diferentes. Assim, os efeitos colaterais da radioterapia também podem variar de paciente para paciente. 

Alguns desses efeitos indesejáveis são muito frequentes, independente da área do tumor. Os mais comuns são:

  • Cansaço; 
  • Reações de pele; 
  • Perda de apetite ou dor ao engolir. 

Tais efeitos colaterais da radioterapia costumam aparecer no final da segunda semana de aplicação. Eles tendem a desaparecer algumas semanas após o tratamento.

O seu Médico Rádio-oncologista poderá auxiliar você a superar os efeitos colaterais da radioterapia da melhor forma possível. Mantenha um contato próximo com ele e avise sobre qualquer alteração no seu quadro de saúde.

Em caso de dúvidas, os profissionais do Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) podem ajudar. Entre em contato conosco.