Blog

Acompanhe nossas novidades e dicas de saúde.

Novo Ebook: Cirurgia Micrográfica de Mohs

nov 12, 2020 | Cirurgias, Tratamentos

A Cirurgia Micrográfica de Mohs pode ser considerada o procedimento mais efetivo e preciso para o tratamento do câncer de pele não melanoma.

Como já vimos no texto “Como prevenir e identificar o câncer de pele”, apesar de menos agressivo, o câncer de pele não melanoma costuma ter grande incidência nas regiões da cabeça e do pescoço – duas áreas nobres, com estruturas delicadas e diretamente relacionadas com a estética do paciente.

Na cirurgia tradicional, os tumores de pele são retirados com uma margem significativa de segurança. Sendo assim, uma boa quantidade de tecido saudável é sacrificada para tentar ressecar todo o tumor. E isso pode deixar cicatrizes e impactos estéticos para toda a vida.

A Cirurgia Micrográfica de Mohs, por sua vez, é mais precisa e menos invasiva para a cura do câncer de pele não melanoma. 

Cirurgia Micrográfica de Mohs

Na Cirurgia Micrográfica de Mohs, a retirada do tumor é feita camada por camada. Estas “fatias” são analisadas no microscópio com o intuito de assegurar que todo o câncer foi removido. O procedimento segue até que se obtenha margem livre, com a remoção completa das células cancerosas. 

Além do menor impacto estético, a abordagem permite ter uma maior segurança na retirada completa do câncer de pele, pois todas as margens são examinadas no momento da cirurgia.

Na cirurgia tradicional, além de uma margem de segurança de aproximadamente 0,5 centímetros, o material ainda precisa ser enviado ao médico patologista. É ele que irá dizer se o tumor foi completamente eliminado ou se o paciente terá que ser submetido a um novo procedimento em um momento posterior. 

Indicações

Levando em consideração a avaliação médica específica de cada caso, a Cirurgia de Mohs é especialmente recomendada quando o câncer de pele não melanoma:

  • É grande ou agressivo;
  • Apresenta um alto risco de recorrência;
  • Voltou a aparecer (recidiva) após um tratamento;
  • Está localizado em áreas nobres, como as regiões da cabeça e pescoço (ao redor dos olhos, orelhas, nariz e boca), que possuem um alto valor funcional e estético;
  • Possui margens mal delimitadas;
  • Não foi removido por completo (margens comprometidas).

Ebook Gratuito

No Ebook “Cirurgia Micrográfica de Mohs”, você irá entender melhor como é realizado e todas as vantagens desse procedimento. 

Você também terá acesso a uma cartilha de orientações para o paciente. Isso irá ajudá-lo a compreender melhor o passo a passo antes, durante e após a cirurgia.

O material é gratuito. Os principais temas abordados são:

  • Câncer de pele não melanoma;
  • Quando realizar a Cirurgia Micrográfica de Mohs;
  • Como é realizada;
  • Cartilha de orientações para o paciente. 

Para acessar o ebook gratuito, é só clicar no botão abaixo:

A Cirurgia Micrográfica de Mohs permite uma Identificação e remoção precisa do tumor. Além disso, ocorre uma maior preservação da pele saudável ao redor da lesão e menor risco de recidiva da doença. Esperamos que este material contribua com informações relevantes para a sua saúde. E, sempre que precisar, conte conosco. Não pense duas vezes em ligar para a nossa equipe. Os especialistas do Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) estão sempre atentos e disponíveis para ajudar no caso de qualquer dúvida.