Blog

Acompanhe nossas novidades e dicas de saúde.

Centro de Tratamento de Nódulos de Tireoide

mar 13, 2019 | Artigos, Conteúdo para pacientes, Novidades, Tireoide, Tratamentos

Nódulos na tireoide exigem atenção e cuidados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, estima-se que 60% da população brasileira terá nódulos na tireoide em algum momento da vida. Apesar de serem, em sua maioria, benignos, assustam. Os desconfortos estéticos, funcionais e a probabilidade de câncer existem. Por isso, acompanhamento médico dos nódulos tireoidianos é fundamental.

O câncer de tireoide é encontrado em cerca de 8% dos nódulos nos homens e em 4% dos nódulos em mulheres. No entanto, um nódulo benigno grande também pode demandar cuidados. Isso se deve tanto pelo desconforto estético, pelo aumento de volume na região, quanto por alguns sintomas.

Entre os sintomas mais comuns de nódulos na Tireoide estão:

  • Dor;
  • Rouquidão;
  • Dificuldades para engolir;
  • Dificuldades para respirar.

Com o objetivo de proporcionar mais segurança e praticidade aos pacientes, o NICAP desenvolveu o Centro para Tratamento de Nódulos da Tireoide. Abaixo, você vai entender melhor todas as vantagens que esse novo serviço pode lhe oferecer.

Atendimento aos Pacientes com Nódulos de Tireoide

Hoje, na forma de atendimento tradicional, o paciente que identifica um nódulo de tireoide deve procurar primeiro por um médico endocrinologista. Esse profissional poderá realizar avaliações clínicas, solicitar exames laboratoriais e de imagem. Além disso, pode solicitar avaliação por punção por agulha fina, quando necessário, para auxiliar no diagnóstico de casos benignos ou malignos.

A partir desse diagnóstico, o endocrinologista irá conduzir o paciente ao tratamento mais adequado. Em muitos casos, a definição da melhor conduta depende de vários fatores. Além disso, requer a avaliação também de um cirurgião de cabeça e pescoço. Assim, pode exigir do paciente tempo e deslocamentos. Contudo, trata-se de um fator que pode ser decisivo nos casos mais graves.

“O tratamento do nódulo vai depender se este é funcionante (se produz hormônio) ou não. Além disso, se é benigno ou maligno e, ainda, do seu tamanho e dos sintomas associados.” – Dra Fernanda Augustini Rigon, Médica Endocrinologista – (CRM/SC 181516 e RQE 14551).

“No geral, pacientes com nódulos benignos grandes, que geram desconforto físico ou estético, ou que tem características de malignidade, são encaminhados para uma consulta com o médico cirurgião de cabeça e pescoço. Nessa oportunidade, o profissional irá examinar novamente o paciente. Além disso, irá analisar o encaminhamento dado pelo médico endocrinologista. Na avaliação, irá confirmar, ou não, a necessidade do procedimento cirúrgico.” – Dr. Acklei Viana, Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço (CRM/SC 11656 e RQE 11538).

Centro de Tratamento de Nódulos de Tireoide

No Centro de Tratamento de Nódulos de Tireoide, o paciente poderá ter uma definição mais rápida sobre o seu caso. Nesse serviço, ele terá os dois principais médicos envolvidos na investigação e tratamento do problema em uma mesma consulta: o Endocrinologista e o Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Além do diagnóstico mais ágil, o paciente tem a segurança de ter seu caso avaliado por uma equipe multidisciplinar O objetivo é conduzir da melhor forma o seu tratamento.

“Muitos dos nossos pacientes moram longe de Florianópolis. A nossa intenção, com o Centro de Tratamento de Nódulos de Tireóide, é fazer com que as pessoas ganhem tempo e contem com a segurança de uma avaliação multidisciplinar para o seu caso.” – Dr. Acklei Viana, cirurgião de cabeça e pescoço (CRM/SC 11656 e RQE 11538).  

“Os casos mais complexos exigem a opinião de profissionais da Endocrinologia e da Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Com os dois médicos na mesma consulta, o paciente terá a segurança de um diagnóstico preciso e da orientação para a melhor conduta do seu tratamento.” – Dra. Fernanda Augustini Rigon, Endocrinologista – (CRM/SC 181516 e RQE 14551).

Cuidados no Pós-Operatório

Os benefícios aos pacientes envolvem também os cuidados pós-operatórios. As orientações para o período após a cirurgia, quando o procedimento cirúrgico é indicado, também envolvem os dois especialistas.

“Normalmente, após a cirurgia, os pacientes voltam a consultar com o médico cirurgião e com o endocrinologista para avaliação e ajustes do uso de medicamentos. No Centro Integrado de Nódulos de Tireoide, esse processo é dinamizado. Os médicos da equipe multidisciplinar avaliam em conjunto quais serão as necessidades de cada paciente antes, durante e depois da cirurgia.” –  Dr. Acklei Viana, cirurgião de cabeça e pescoço (CRM/SC 11656 e RQE 11538).

O Centro de Tratamento de Nódulos de Tireoide tem como objetivo oferecer um diagnóstico preciso, contando com as avaliações clínica e cirúrgica. Assim, é possível  garantir o planejamento terapêutico mais efetivo para cada caso.

Sobre a Endocrinologista Dra. Fernanda Augustini Rigon (CRM/SC 181516 | RQE 14551):

*Dra. Fernanda Augustini Rigon (CRM/SC 181516 | RQE 14551) é Endocrinologista em Florianópolis/SC. Possui residência em Clínica Médica e em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e possui mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sobre o Cirurgião de Cabeça e Pescoço Dr. Acklei Viana (CRM 11656 / RQE 11538):

*Dr. Acklei Viana (CRM 11656 / RQE 11538) é Cirurgião de Cabeça e Pescoço, em Florianópolis/SC. É graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com formação em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário da mesma Universidade. Possui especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Heliópolis, em São Paulo. Além disso, é Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. É cirurgião do Hospital SOS Cárdio e atua desde 2014 na equipe NICAP.