Blog

Acompanhe nossas novidades e dicas de saúde.

Câncer de laringe: sintomas, diagnóstico e tratamento

jun 11, 2018 | Artigos, Conteúdo para pacientes, Doenças

A laringe é um órgão localizado na região da garganta e fica entre a traqueia e a base da língua, possui formato de pirâmide e é formado por cartilagens, músculos e membranas. Ela pode ser dividida em três diferentes tipos de compartimentos, sendo eles a subglote, a glote (é esta região que estão localizadas as cordas vocais) e a supraglote.

Qualquer região da laringe pode ser acometida por tumores malignos, mas 60% deles ocorrem na glote, sendo o tipo mais comum o carcinoma das células escamosas. O índice diagnóstico é maior em pessoas na faixa etária dos 50 aos 70 anos.

Como em outros tipos de câncer de cabeça e pescoço, também são fatores de risco para o câncer de laringe o consumo de álcool e de cigarro. A associação entre estes dois fatores eleva em 20% a chance de desenvolver a doença. Também entre os fatores de risco estão a infecção por HPV, o refluxo gastroesofágico e a poluição ambiental.

Um sintoma inicial de câncer de laringe costuma ser a rouquidão, mas dor de garganta, dificuldade para engolir, sensação de um corpo estranho na altura do pescoço e dificuldades para respirar, desde que persistentes por mais de três semanas, também são sugestivos de câncer de laringe.

O diagnóstico de câncer de laringe se dá pela avaliação, além dos sintomas, do histórico do paciente, de exames de imagem (como a laringoscopia) e da biópsia, para que assim se determine o estágio da doença o tratamento mais adequado a cada caso.

Para o tratamento, são indicados quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, dependendo da avaliação médica. A cirurgia para retirada de toda a laringe somente é indicada em últimos casos, quando a doença está num estágio muito avançado e o paciente não responde às outras modalidades terapêuticas.

O índice de cura pode ser superior a 90% em casos onde o diagnóstico é feito ainda nos primeiros estágios da doença. Então lembre-se: caso apresente um quadro de rouquidão que já dure mais de três semanas, procure um cirurgião de cabeça e pescoço!

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Os profissionais da NICAP estão à disposição para tirar suas dúvidas.

www.nicap.com.br